sexta-feira, 19 de julho de 2013

O pacifismo de Gene Sharp: a luta não-violenta.

Gene Sharp nasceu em North Baltimore, Ohio , filho de um ministro protestante. Graduou-se em Ciências Sociais em 1949 e completou seu mestrado em Sociologia em 1951, pela Universidade do Estado de Ohio. Em 1953-54, Sharp foi preso por nove meses e dez dias após negar seu recrutamento para a Guerra da Coreia . Ele discutiu sua decisão de ir para a prisão com Albert Einstein, que escreveu uma introdução para seu primeiro livro. Trabalhou como operário, guia de um cego e secretário de A. J. Must, líder pacifista norte-americano. Entre 1955 e 1958 foi editor assistente da Peace News (Londres), um jornal pacifista semanal. Nos próximos dois anos ele estudou e pesquisou em Oslo, com o professor Arne Næss, que trabalhou com Johan Galtung estudando os escritos de Mahatma Gandhi, dando origem ao 'Styagraha Norms' . Em 1968 completou seu doutorado em Filosofia Política na Universidade de Oxford.

Sharp é professor de Ciências Políticas na Universidade de Massachussetts Dartmouth desde 1972. Simultaneamente desenvolve pesquisas no Centro Internacional de Negócios da Universidade de Harvard desde 1965 . Em 1983 fundou o Instituto Albert Einstein, uma organização sem fins lucrativos que visa produzir estudos e promover o uso da ação não-violenta em conflitos ao redor do mundo. O Instituto Albert Einstein receberia contribuições da Ford Foundation, do Instituto Republicano Internacional, da National Endowment for Democracy, assim como da RAND Corporation e da Ford Foundation

Gene Sharp foi nomeado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, em 2009, 2012 e 2013 . Sharp foi amplamente considerado o favorito ao prêmio em 2012. Em 2011 ganhou o prêmio El-Hibri Peace Education Prize.16 Em 2012 recebeu os prêmios Prêmio Nobel Alternativo e Distinguished Lifetime Democracy Award.


Agora disponibilizo um link de um documentário acerca das ideias de Gene Sharp e sua repercussão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário